05 janeiro, 2009

Concessão de aposentadoria em 30 minutos já está em vigor

SÃO PAULO - A partir desta segunda-feira (5), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberará aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos em apenas 30 minutos.

A medida , publicada no Diário Oficial da União no último dia 22 de dezembro e regulamentada no dia 31, será possível por conta da ampliação da base de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Em março, trabalhadores urbanos que requererem aposentadoria por tempo de contribuição também poderão contar com o benefício e, em julho, a concessão em 30 minutos também será possível para contribuintes da área rural, que desejarem se aposentar por idade.

Novo sistema

De acordo com o Ministério da Previdência Social, segundo publicado pela Agência Brasil, com o novo sistema, quando o trabalhador pedir a aposentadoria por idade, o servidor do INSS emitirá um extrato com todas as informações de sua vida laboral que constarem do cadastro.

Todas as contribuições serão consideradas para o cálculo do benefício, por isso, se o trabalhador perceber que faltam informações, deve solicitar a inclusão dos dados, mediante documentação que comprove sua legalidade

fonte: Yahoo

Nenhum comentário: