18 março, 2008

Universal X OPC

O Overseas Press Club of America (OPC), associação de correspondentes estrangeiros em Nova York, se posicionou contra a Igreja Universal do Reino de Deus por processos de conteúdos semelhantes movidos por fiéis contra jornalistas e jornais no Brasil.

As declarações estão em carta enviada pelo OPC ao presente Luiz Inácio Lula da Silva e a órgãos de imprensa brasileiros. No texto, a entidade diz que as ações são tentativa de "intimidar e censurar a liberdade de expressão da mídia nacional".

Larry Martz, um dos líderes da entidade, disse que os processos "não são legítimos". "A igreja claramente não está motivando processos para fazer valer seu direito. O que ela quer é tornar o réu tão desgastado com a dificuldade de responder aos processos que isso já se torna uma punição", afirmou.

A carta cita os processos --abertos por diferentes cidadãos, mas com texto parecido-- contra Elvira Lobato e a Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha. A reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial" listou empresas de membros da Iurd.

fonte: Folha de S. Paulo, em Nova York

Nenhum comentário: