04 agosto, 2010

Gente

A espiritualidade cristã nos últimos dois séculos tem ampliado seus horizontes em se tratando de ferramentas interpretativas. A sociologia, por exemplo, tem aberto caminhos para novas leituras dos textos sagrados no âmbito das sociedades.

Já para lidar com os recônditos da alma humana, a psicologia tem sido uma aliada na busca de uma caminhada espiritual sadia e frutífera. É impressionante observar os Salmos, poemas e canções hebraicos antigos, repletos de percepções psicológicas profundas, que ecoam pelo tempo e chegam até nós com frescor e vitalidade, como se escritos anteontem e postados num blog qualquer que corre o mundo. Seu twitter tem milhões de seguidores, muitos deles anônimos, porém fieis.

Eu mesmo tenho lançado mão dessas ferramentas de auxílio já há muitos anos e em momentos cruciais da minha vida. Alguns, mais céticos e dogmáticos, relutam em usá-las ou até mesmo aceitar ajuda psicológica, por exemplo. Penso que têm seu caminho empobrecido.

Celebro tudo o que a providência divina suscita na mente e no coração de gente, colocado à nossa disposição, para que todos possamos ser gente com mais qualidade, espelhados em Deus, cujo anseio supremo foi o de tornar-se, ele mesmo, gente.

E como poesia, conexão entre céu e terra, é a força criadora que move o mundo, um singelo poema dedicado a todos os que labutam na nobre tarefa do cuidado da alma:

MÉDICO FERIDO
Precioso esforço de ler
O que se passa na alma
Bendito empenho em prover
Consolo que anima e acalma

É como ser um jardineiro
Que tem a fé, o dom de ver
Além das flores cavoucar
Trazer à tona um mundo inteiro

É como um médico ferido
Que encarna o outro em seu sofrer
Veste suas dores e ao se olhar
Encontra um tesouro escondido


Jorge Camargo, mestre em ciências da religião, é intérprete, compositor, músico, poeta e tradutor.

Nenhum comentário: