28 junho, 2009

A reunião

“Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo.” 1Ts 5.17-19

Essas recomendações não são para indivíduos, são para a reunião da Igreja.

São marcas da reunião da Igreja.

A Igreja reunida é lugar da presença do Cristo.

Onde dois estiverem reunidos em torno da eucaristia, que é o que significa reunir-se em nome de Jesus, ele lá estará.

Não é reunir-se em qualquer lugar, de qualquer jeito. O reunir-se em torno da mesa da santa ceia que é reunir-se em nome de Jesus, anunciando a morte dele, até que ele venha.

A marca da reunião da comunidade da fé é a alegria, pela manifestação da presença do Cristo, o que relativiza e nos faz triunfar sobre todo o sofrimento, e nos mantém em missão.

Quando o Cristo se manifesta, sua palavra desabrocha de várias formas: ensino, iluminação, consolo, promessa, cura, libertação... a palavra se faz carne em nós.

A Igreja ora sempre: e ora pedindo que o Pai seja reconhecido como único no universo, uma vez que Ele habita em luz inacessível; e que se estabeleça o Reino; e que só a vontade da Trindade seja feita.

Não importa a questão, a vontade do Pai é sempre o melhor!

A Igreja é grata em todas as situações, não por todas as situações, mas em todas as situações. Porque está em Cristo e, como por ser fruto da ressurreição, vê tudo sob essa perspectiva. A perspectiva da vitória da vida e da esperança.

Por causa da presença do Cristo: sempre; e todas; e tudo... não é muito!

Ah! A reunião da Igreja não está sendo assim? Então, a ação do Espírito está sendo atrapalhada. Experimentemos começar a reunião reconhecendo o erro e pedindo perdão.

Ariovaldo Ramos

Nenhum comentário: