06 dezembro, 2008

Salvação

Salvação vem quando se abre mão do nome, da reputação, da vida; quando se esquece a promessa, o estímulo, o incentivo; quando se despreza o sucesso; quando não se importa com a conquista; quando não se cobiça o brilho.

Os santos amam a discrição. Os gênios evitam o espetáculo. Os heróis escolhem o anonimato. Os profetas militam na contramão. Os revolucionários desprezam a glória. Salvam-se. E só assim escapam de perder a alma.

O salvo ensurdece para a sanção social e desdenha do aplauso tempestivo; perde sem internalizar maldições alheias; sonha sem almejar aclamação;brilha sem estupidificar-se; sofre sem degradar-se.

A vida renasce para quem não aceita a hierarquização do dominante. O santo não vive dos favores do arrogante; nunca rasteja diante do intimidante. O olhar do salvo é altivo sem ser fátuo; o porte, sobranceiro sem ser depreciativo; a verdade, resoluta sem ser intolerante; o diálogo, contundente sem ser inclemente.

Salvação significa constância, distinção, amabilidade, afeição, cortesia, altruísmo, fragilidade, solicitude, confiança, superestima, imparcialidade, comedimento, doçura, coexistência.

Pelo fruto do Espírito se conhece quem foi revestido de virtude.

Ricardo Gondim

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário: