08 maio, 2008

Tratando a língua

SANÇÃO – Cuidado. Pode ser “aprovação” ou “punição”: “Esperamos a sanção do presidente” (= aprovação); “Teme-se que haja sanções contra o Iraque” (= punições).

SANCIONAR – Deve ser usado somente com o sentido de “aprovar, promulgar”: “O governo deve sancionar a lei até o fim desta semana.”

SANEAR – Para “finanças”, devemos usar sanear, e não “sanar“: “O empréstimo visa a sanear nossas finanças.” No sentido de “curar, tornar são”, podemos usar sanar ou sanear.

SEQÜESTRO – É a apreensão de bens ou pessoas, com fins políticos ou para extorquir dinheiro. Pode haver seqüestro sem extorsão.
Um exemplo questionável: “Isso ocorreu logo depois do anúncio do seqüestro dos cruzados novos, na época do Plano Collor.” (= Na verdade, os cruzados novos foram bloqueados.)
O seqüestro de bens ocorre quando eles ficam indisponíveis. No caso de pessoas, seqüestro é o fato de se tirar a sua liberdade; a exigência de dinheiro já é outro crime: extorsão. Seqüestro não é sinônimo de rapto.

SUPLEMENTAR – É “extra, adicional”. Não é sinônimo de complementar. Uma “verba complementar” é a segunda parte ou a parte que faltava; uma “verba suplementar” é uma verba extra, adicional, não prevista.

SURTO – Atinge um número limitado de pessoas numa área restrita.

TODO – Significa “qualquer”: “Ele é capaz de fazer todo trabalho (= qualquer trabalho)”; Isso acontece todo dia (= qualquer dia, todos os dias). Não devemos confundir com todo o, que significa “inteiro”: “Ele fez todo o trabalho (= o trabalho inteiro)”; “Trabalhou todo o dia (= o dia inteiro)”; “E a previsão para este domingo é de sol em todo o estado (= para o estado inteiro)”; “Haverá vacinação em todo o país (= no país inteiro)”.

TRANSPLANTADO – É o órgão, não a pessoa: “O coração transplantado…” Devemos evitar: “A menina transplantada passa bem.”

TRIMENSAL/TRIMESTRAL – Trimensal é “três vezes por mês”; trimestral é “de três em três meses”.

Blog do Professor
Sérgio Nogueira

Nenhum comentário: