05 março, 2008

A chama de Deus

“Onde está o maior dos meus problemas, ali está também a maior de todas as chances, ali está também meu tesouro. É ali que entro em contato com minha verdadeira essência. E é ali que alguma coisa poderá ganhar vida e desabrochar.”

Anselm Grun in “O céu começa em você” – Editora Vozes

Durante muitos anos, desde que eu era um menino, o caminho do mar passava rigorosamente por Cubatão, cidade que ganhou o noticiário como o local mais poluído do mundo. Nem sempre foi assim e, agora, melhorou bem. Em Cubatão funciona uma usina hidrelétrica e duas outras grandes companhias: uma siderúrgica e uma refinaria de petróleo nacionais. O símbolo desse complexo é uma chama, que podíamos ver e por ela nos orientar nas noites de neblina intensa, enquanto viajávamos pelo caminho dentre a serra. Não tinha idéia do que era aquela linda chama, parecia desperdício, até. Nos tempos de Ginásio Vocacional, em um estudo do meio, visitamos o complexo e um dos engenheiros nos contou a história. Quando a refinaria foi construída, apareceu um grande vazamento de gás. Ninguém conseguia eliminá-lo ou estancá-lo devido ao risco de explosões. O gás, muito forte, não era próprio ao consumo doméstico e o custo para levá-lo às indústrias paulistas era proibitivo. Não resolver o problema poderia inviabilizar o projeto como um todo. Foi aí que apareceu um encanador, que fazia parte de uma das equipes de construção, com uma idéia simples: Por que não canalizar o gás por uma torre alta e queimá-lo, dia e noite, até sua completa extinção. Na falta de outra sugestão melhor, a idéia do encanador foi realizada e o problema eliminado com um ganho inestimável.

Quando nos vimos diante do maior problema de nossas vidas, pensamos em muitas coisas, mas a melhor idéia, nos pareceu, foi transformá-lo em uma força propulsora de algo capaz de mudar, salvar e consolar vidas, até onde isso for necessário e possível.

Como ensinou C. S. Lewis no excelente “O problema do Sofrimento Humano”: o sofrimento é o megafone de Deus.

Estamos entrando em contato com a nossa essência, com nossa missão e ouvindo a voz de Deus que fala o tempo todo sem cessar. Cremos que assim, alguma coisa vai ganhar vida e desabrochar.

Lou Mello

Nenhum comentário: