27 fevereiro, 2008

Pesquisa revela que muçulmanos não odeiam os EUA

WASHINGTON (AFP) - Uma ampla pesquisa sobre os muçulmanos no mundo, que consumiu seis anos e analisou cerca de 40 países, revela que o Islã não rima com extremismo e sentimento antiamericano.

"Descobrimos que os muçulmanos não odeiam a liberdade e a democracia", declarou nesta terça-feira John Esposito, co-autor do livro "Who Speaks for Islam" (Quem fala pelo Islã?), que será publicado em março.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Gallup, foi iniciada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando o presidente americano perguntou em um discurso: "Por que nos odeiam?".

"Odeiam (...) um governo democraticamente eleito (...) odeiam nossas liberdades, nossa liberdade de religião, nossa liberdade de palavra, de votar, de não concordar uns com os outros", disse Bush na ocasião.

Desmentindo esta percepção, a pesquisa revela que a grande maioria dos 1,3 bilhão de muçulmanos do mundo admira o Ocidente por sua democracia, suas liberdades e seus avanços tecnológicos.

Só não querem que lhes imponham os costumes ocidentais, destaca a pesquisa.

"Os muçulmanos querem a autodeterminação, não uma democracia definida e imposta pelos americanos. Não querem a teocracia, o que a maioria quer é uma democracia com valores religiosos", destaca Esposito, professor de estudos islâmicos da Universidade Georgetown, em Washington.

A pesquisa afirma que 93% dos muçulmanos do planeta são moderados e apenas 7%, politicamente radicais.

fonte: AFP

Nenhum comentário: