26 fevereiro, 2008

Esperança em Tempos Bicudos

Chegam notícias de Quênia, um país de maioria cristã, onde estive três vezes, e onde uma alegada fraude nas últimas eleições presidenciais reacendeu antigas rivalidades tribais (são 42 etnias). 50 pessoas foram fuziladas quando procuravam abrigo em uma Assembléia de Deus.
Radicais islâmicos, hinduístas e budistas continuam perseguindo cristãos na Ásia em uma escalada rápida e crescente.

A agenda secularista varre a Europa que resolveu, de uma vez, descristianizar-se. Nas Igrejas Luteranas da Escandinávia continua a tensão com a autorização “opcional” para as uniões entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo está acontecendo nos Estados Unidos com a maior Igreja Presbiteriana (PCUS) depois que sua Assembléia Geral (Supremo Concílio) deliberou pela “opção local” dos presbitérios e comunidades.

Entre os batistas, 14 mil se reuniram em um encontro dos “moderados” de diversas das suas (mais de 30) Convenções, brancas e negras, com Carter, Clinton e Al Gore, defendendo um batistismo “soft”, o que deveria incluir a tolerância para as diversas opiniões sobre homossexualismo.

Entre os anglicanos, a Bispa Presidente da Igreja Episcopal (TEC) reuniu 300 pessoas para “reorganizar” a Diocese de San Joaquin, depois que esta se transferiu para a Igreja do Cone Sul. Já avisou que vai fazer o mesmo com as Dioceses de Pittsburg, Quincy e Forth Worth, que estão em processo de desfiliação e transferência. O site da Comunhão Anglicana declara a Diocese de San Joaquin como “vaga”. O remanescente fiel da igreja infiel é que deverá ser reconhecido (já vimos esse filme por aqui).

Ir ou não ir à Conferência de Lambeth e apoiar ou não apoiar a GAFCON em Jerusalém está dividindo seriamente os conservadores. Este ano de 2008 é o pico da crise e um ano decisivo. A Diocese do Recife já sofreu as retaliações, já fez as suas opções e sabe com quem caminhará no realinhamento.

Nas cinzas da Quaresma, busquemos esperança apesar de tudo. O Senhor reina!

Paripueira (AL), 05 de fevereiro de 2008.

Robinson Cavalcanti

Nenhum comentário: