16 janeiro, 2009

Dúvidas de leitores - Professor Sérgio Nogueira responde.

1ª) Risco de vida OU risco de morte?

Tanto faz. Não há uma forma certa e outra errada.
Se o risco é de morrer, podemos dizer “risco de morte”, mas é indiscutível que a maioria dos brasileiros fala RISCO DE VIDA. Temos aqui uma elipse: risco de (perder a) vida. Isso é corretíssimo e aceitável na língua padrão.

Isso tudo significa que podemos escolher. As duas formas são corretas. Eu prefiro RISCO DE VIDA por ser a forma mais usual.

É importante lembrar que não há uma forma melhor ou pior, mais certa ou menos errada. No meio jornalístico, há o hábito de criar padrões, mas, como o nome bem diz, são apenas padrões, ou seja, preferências do repórter ou do editor.


2ª) Rendição OU rendisão?

Leitor quer saber por que RENDIÇÃO se escreve com “ç”, se é derivado do verbo RENDER, que termina em “-ender”.

Escrevemos com “s” os substantivos terminados em “-ensão” derivados de verbos terminados em “-ender”: tender – tensão; pretender – pretensão; compreender – compreensão; ascender – ascensão.

Embora derive de um verbo terminado em “-ender” (render), o substantivo RENDIÇÃO não se escreve com “s”, porque não termina em “-ensão”.


3ª) Atenção OU atensão?

Leitor quer saber por que ATENÇÃO se escreve com “ç”, se é derivado do verbo ATENDER, que termina em “-ender”.

O substantivo ATENÇÃO não deriva do verbo ATENDER. ATENÇÃO é o ato de ATER-SE, e não de “atender”. O ato de atender é atendimento.

Os verbos derivados de TER formam substantivos terminados em “-enção”, com “ç”: deter – detenção; reter – retenção; conter – contenção, obter – obtenção; manter – manutenção; ater-se – atenção.


4ª) Mini-hospital OU minihospital OU miniospital?

Não há registro em nossos dicionários de nenhuma das três formas.
Se um dia inventarem um hospital tão pequeno que queiram chamá-lo de “mini”, tenho a certeza de que a tendência da maioria será escrever com hífen: mini-hospital.

Segundo o acordo ortográfico de 1943, o elemento MINI não prevê o uso do hífen. Devemos escrever “tudo junto”: minidicionário, minissaia, minissérie, minirreforma…

Assim sendo, a grafia oficial seria “miniospital”, mas, segundo a nova reforma ortográfica, nas formações com prefixos (anti, contra, hiper, sub…) e em formações com falsos prefixos (auto, eletro, macro, mini, neo, pan, semi, tele…), devemos usar hífen se o segundo elemento começa por “h” ou por vogal igual à vogal final do prefixo: anti-herói, pré-história, sub-humano, super-homem, pan-helênico, infra-hepático, semi-hospital, MINI-HOSPITAL, anti-inflacionário, contra-ataque, micro-ondas.


5ª) O que OU o quê o telespectador gostaria de ver?

A grafia correta é sem acento gráfico: “O que o telespectador gostaria de ver?”
Em “Não sei o que o telespectador gostaria de ver”, o “o” equivale a “aquilo” e é um pronome demonstrativo. E o “que” é um pronome relativo.

Em “Que o telespectador gostaria de ver?”, o “que” é um pronome interrogativo.
A palavra QUE recebe acento circunflexo em dois casos:

1º) quando é substantivado: “Ela tem um quê especial”;
2º) no fim de frase (antes de pausa): “Ela respondeu não sei o quê.”; “Não tem de quê.”; “Fez isso não sei para quê!”; “Ainda não chegou por quê?”.


6ª) Três mil e duzentos OU três mil, duzentos?

Devemos escrever os numerais por extenso como se fala:

1º) “Compareceram à recepção três mil e duzentos convidados”;
2º) “Escreveu corretamente no cheque: três mil, duzentos e quarenta e sete reais e vinte e dois centavos”.


7ª) Cem milhões de dólares norte-americano OU norte-americanos?

NORTE-AMERICANO é adjetivo, por isso deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere.

Se as TROPAS são NORTE-AMERICANAS, os dólares são NORTE-AMERICANOS.

fonte:
Blog do Professor Sérgio Nogueira

56 comentários:

  1. Como Fica a palavra Pronta-entrega, com a nova reforma ortográfica?

    ResponderExcluir
  2. Prof. é correto afirmar no presente
    as palavras "teria, poderia, seria" já que as mesmas sao verbo do futuro do preterito do indicativo ( é o tempo do modo indicativo com que se expressa a incerteza, a irrealidade, a hipotese, hipotetico situado num momento futuro)

    ResponderExcluir
  3. Professor Sergio Nogueira qual dessas palavras está correta ? cadarço ou cadaço?

    ResponderExcluir
  4. Li na internet que os concursos e vestibulares só poderão considerar (exclusivamente) a novas regras da reforma ortografica após 2012. Até lá as regras antigas tb deverão ser aceitas. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  5. Caro professor
    Gostaria de saber se a expressão
    "eu particularmente..." é correta. E também "eu pessoalmente".
    Grato.
    Jader Neiva Mello

    ResponderExcluir
  6. Professor, eu gostaria de saber se os substantivos próprios, como nomes de obras ou Estados, países, vão seguir o acordo ortográfico. EX.: Piauí (continua sendo acentuado ou caiu o acento mesmo sendo nome próprio?). "Idéias de Jeca Tatu" (Monteiro Lobato)- a palavra idéias perdeu o acento, nesse caso, ou não? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Professor, o senhor concorda que "tranquilo e aquilo" tenham pronúncias diferentes já que deixou de ser usado o trema?

    ResponderExcluir
  8. Pois é, como não sou tão internauta ou mesmo ainda não me acostumei a visitar sítios como este, sei que já perdi muita oportunidade...Nunca é tarde...
    Gostei muito do que li, já tirei algumas dúvidas... Parabéns Professor Sérgio Nogueira... Voltarei, com certeza!

    ResponderExcluir
  9. Como fica Salva-vidas depois da reforma ortográfica???

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Prof.!

    Na oração do Pai Nosso, aprendi a falar: "...E perdoai as nossas ofenças...". Agora esta oração mudou para: " E perdoai-nos as nossas ofenças...". Está correto?? não parece pleonasmo????. Agradeço desde já.
    Vanice

    ResponderExcluir
  11. Pois é, há um pleonasmo, de fato, e daí?! Considerando a oração Nº 1, para os cristãos, penso que a intenção foi justamente essa, por quem autorizou (se é que houve) tal mudança - chamar a atenção para essa súplica...

    ResponderExcluir
  12. PROFESSOR NOGUEIRA, A MINHA FILHA DE 13 ANOS (NO 8 ANO),FEZ UMA REDAÇÃO, VALENDO 14 PONTOS E TIROU ZERO. A PROFESSORA ALEGOU QUE ELA FUGIU DO "GENERO" PEDIDO(ALEGA QUE A ALUNA NÃO ESCREVEU UM CONTO MAS SIM UM TEXTO QUE ELA CLASSIFICA COMO GENERO "CONFISSÕES".(EXISTE ESTE GENERO E ISTO FOGE DE CONTO? O QUE A PROFESSORA PEDIU NA PROVA FOI QUE PRODUZISSE UM TEXTO QUE TIVESSE A FILOSOFIA DE GANDHI(NÃO DEFININDO NADA MAIS).A ALUNA EM QUESTÃO NARRA UMA HISTORIA EM PRIMEIRA PESSOA DE UMA GAROTA ORFÃ, QUE APOS MUITAS DIFICULDADES E LUTAS VENCEU E AJUDOU A CRIAR COM DIGNIDADE OS IRMÃOS, COM AMOR E SABEDORIA, ABRINDO MÃO DA INFÂNCIA PARA O BEM DOS MESMOS.GOSTARIA DE ENTENDER OS CRITERIOS DESTA PROFESSORA( ELA NÃO SOUBE JUSTIFICAR( ALEGOU QUE GENERO SE DIFERENCIA DE CONTO). POR FAVOR SE POSSIVEL ME DE SUA OPNIÃO, COMO GRANDE PROFESSOR E ESCRITOR QUE LHE CONSIDERO. OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se " felicidades múltiplas" é correto dizer?

    ResponderExcluir
  14. PROF. SERGIO
    COMO FICAM AS PALAVRAS INICIDAS CON PREFIXOS ACENTUADOS: LEVAM OU NÃO HIFEM? (PRÉ-HISTÓRIA)

    CLAUDIO MELLO

    ResponderExcluir
  15. Por favor me explique, porque DespeSa é com S e LimpeZa é com Z.

    Betânia- Recife/PE.

    ResponderExcluir
  16. Professor,
    No Trecho " .... os atepassados não saiam da frente do espelho e tiham como principal ocupação exibir-se uns para os outros. " a palavra COMO tem que classificação?

    ResponderExcluir
  17. Constantemente vemos nas emissoras de tv, anúncios de eventos ou prazos para inscrições ou algo assim grafados da seguinte maneira: de xx à xx. É correto?

    ResponderExcluir
  18. Como telespectador, principalmente de noticiários, fiquei espantado quando nesta manhã no rodapé da tela via-se escrito o seguinte: Justiça condena o ex-deputado federal Hildebrando foi condenado à 18 anos de prisão... Parece-me que o nível dos redatores nos jornais revistas e tv anda baixo.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Gostaria de entender a resposta dada à questão de número 24 da parte de Linguagens(Português).
    Onde no texto há a utilização de pronomes de segunda pessoa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá, Professor,
    Com escrever corretamente,nesse sentido:
    peço a todos os meus familiares OU
    peço a todos aos meus familiares?
    Qual frase está correta?

    ResponderExcluir
  21. prof está correto a oração no plural :Os consumos estimulados pelas publicidades não são sustentáveis, agridem o planeta e entorpecem os poderes de decisão das pessoas. ou
    os poderes de decisões das pessoas.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!
    nÃO GOSTARIA DE FAZER UM COMENTARIO, E SIM UMA PERGUNTA.
    A palavra retificação e ratificação são tidas como sinonimos? Esta é uma duvida que esta me incomodando.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Professor

    é correto escrever um aviso desta maneira?

    " NÃO ABRIREM A JANELA"
    e "NÃO MEXEREM NO AR CONDICIONADO"

    ou seria

    "NÃO ABRIR A JANELA"
    e NÃO MEXER NO AR CONDICIONADO"

    Att.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  24. Bom dia professor gostaria de saber se falar "ponha" está errado?
    ex: Ponha isso aqui! a gente ponha!


    estou aguardando.

    ResponderExcluir
  25. Caro Professor Sérgio Nogueira,
    A escola em que meus filhos estudam tem um lema:
    "Sou um cidadão que faço a diferença."
    Quando li esta frase, num informativo, corrigi, imediatamente, junto a boa parte do texto deste, levando isto ao conhecimento da escola:
    "Sou um cidadão que faz a diferença"
    Porém, a Professora de Português da instituição disse, ao nosso contato na escola, que as duas formas estavam corretas e que não seria preciso corrigir.
    Ela tem razão? Realmente estão certas as duas formas?

    No aguardo de sua resposta,
    Maureen

    ResponderExcluir
  26. Na situação colocada:
    "Sou um cidadão que faço a diferença." ou "Sou um cidadão que faz a diferença.". Considera-se o fato de o sujeito de um verbo estar representado pelo pronome relativo que (ou quem):
    "a) o verbo concordará, em regra, na 3ª pessoa, com os pronomes quem e que.
    Exemplos: “Sou eu quem responde pelos meus atos.
    Eu fui o último que se retirou.”
    b) todavia, a linguagem enfática justifica a concordância com o sujeito da oração principal.
    Exemplos: “Sou eu quem prendo aos céus a terra. Não sou eu quem faço a perspectiva encolhida.”

    c) mas, a concordância do verbo precedido do pronome relativo que far-se-á obrigatoriamente com o sujeito do verbo (ser) da oração principal, em frases do tipo:
    “Sou eu que pago. Somos nós que cozinhamos.”
    Concluindo, o correto seria concordar com o verbo na 3ª pes. sing. "faz", pois o sujeito da 2ª oração está representado pelo pronome relativo "que" e o verbo dessa oração é "fazer e não ser".Professor Bacelar-EAD/Curso de Português Instrumental (CPI)/
    http://stander.maiseduc.com.br/course/category.php?id=11

    ResponderExcluir
  27. Professor,

    gostaria de saber se está correta a concordância nominal e verbal na seguinte frase: "Eleições livres e diretas é garantia de um verdadeiro regime democrático, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas.". Quais são os fundamentos na gramática de nossa língua que justificam a estruturação de tal sentença?

    Desde já, muito grato.

    ResponderExcluir
  28. Professor gostaria de saber qual o correto: "a princípio" ou " em princípio".

    obrigada

    ResponderExcluir
  29. Olá,Jovem Cris!

    Na verdade as duas expressões estão corretas. O emprego de uma ou de outra depende da intenção de comunicação do escritor. "Em princípio" significa "em tese", "no geral"; enquanto que "a princípio", dá a ideia de "no início", "inicialmente".

    Abraço. Bacelar

    ResponderExcluir
  30. Prof.Sergio,
    Qual a maneira correta de falar e escrever:entre eu e voc~e ou entre mim e você?

    ResponderExcluir
  31. professor eu assistir a final do soletrando e não entendi a palavra preexistente não ter prefixo e as novas regras qunado a segunda palavra inicia-se com uma vogal tem hífen.
    obriga.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, professor,

    Estou grávida e minha filha vai se chamar Barbara. Posso usar sem acento ou o seu uso é obrigatório??

    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Professor, boa tarde! Estou precisando estudar relações entre seqüência de fatos ilustrados e até o momento não encontrei nenhum livro que abordasse com clareza este assunto. Seria possível você me ajudar????
    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Professor, é correto a referência "boa tarde a todos e a todas" , quando nos dirigimos a uma platéia com pessoas de ambos os sexos? Tenho escutado isso com uma certa frequência e tenho achado estranho visto saber, até agora, que ao nos referirmos "Boa tarde a todos" , estaríamos atendendo aos dois sexos. Por favor, qual a sua explicação sobre isso? Obrigada, Ariéte.

    ResponderExcluir
  35. Olá Professor... muito pouco é correto?

    ResponderExcluir
  36. Como pontuar para diferenciar duas frases escritas da mesma forma?
    Ex.: Esta estrutura não suportará mais este esforço.

    1º No sentido de que a estrutura está boa mas não pode receber nenhuma carga adicional.

    2º No sentido de que a estrutura está ruim e já não suporta a carga atual.

    Obrigado.
    Marco Santos

    ResponderExcluir
  37. olá prof. gostaria de me respaldar com vc sobre a seguinte frase: Hoje escolheremos cinco pais dos alunos emef.?, para fazerem parte da coordenação da festa junina.

    quando se refere a pais, não está explicito q é tanto o pai, quanto a mãe?

    ResponderExcluir
  38. Neste caso se está referindo, apenas, ao pai de cada um dos cinco alunos. Se se quiser referir ao pai e à mãe, deve-se dizer:
    "Hoje escolheremos os pais de cinco alunos emef.?, para fazerem parte da coordenação da festa junina."

    ResponderExcluir
  39. Querido professor,
    nesta semana houve uma certa discursão na sala de aula na qual eu estudo. Nesta a professora de português falava que deveria usar a crase na frase:
    Estudar as págs: 78 á 91
    eu e algumas alunas contestamos, ja que não se usa crase entre números. Peço que me tre essa dúvida, a resposta pode ser enviada para o meu e-mail...
    Grata desde ja, Letícia Macêdo

    ResponderExcluir
  40. Qual o certo Haja vista ou Haja visto??????

    ResponderExcluir
  41. Prof°, é correto eu usar "Anexados" ou anexos"?
    Anexo é um adjetivo? Ex. Aos documentos estão anexados as observações?

    ResponderExcluir
  42. Prof. Qual é o antônimo da palavra ganhar?
    Minha filha respondeu que seria a palavra dar. A prof. disse que estava errado. Que a única resposta seria perder. Minha filha disse que se ela ganha um presente,o contrário seria dar um presente. Qual a sua opinião?

    Qual seria o sinônimo da palavra chupeta?
    Att.Mônica

    ResponderExcluir
  43. maracuGina ou maracuJina?

    ResponderExcluir
  44. Professor Sérgio Nogueira, tenho uma dúvida referente a nova regra. No caso do prefixo SEMI, na palavra SEMISSINTÉTICOS, o "S" é dobrado?
    Obrigada!
    Natália Abreu

    ResponderExcluir
  45. Em Portugal se diz"pia de mármore branca",no Brasil "pia de mármore branco".Qual o certo?A concordância com mármore ou com pia?Sei que se diz folha de papel almaço branca(=folha branca de papel almaço),segue a mesma regra?

    att.

    ResponderExcluir
  46. Neste caso não faz diferença se você concorda o adjetivo com o substantivos "pia" ou "mármore", pois pode-se ter uma pia branca ou um mármore branco.
    No caso de folhas de papel almaço brancas, pode-se concordar, em gênero, apenas com "folhas" visto que "almaço" é outro adjetivo. Poder-se-ia falar folhas de papel branco, concordando com o substantivo "papel".

    ResponderExcluir
  47. PROF SÉRGIO QUAL A FORMA CERTA?
    AS 15:OOHS
    ÀS 15h
    HOJE VIROU MODA UM TALDE3 CONCERTEZA PRA TODO LADO, ISTO PASSA, JUNTAMENTA COM O ESTAR ENVIADO...
    ADÃO EMBU SP

    ResponderExcluir
  48. Desejo saber se "presidenta" é correto, como estão usando falar agora. Aprendi que era presidente, tanto para o masculino como para o feminino. Acho horrível esta palavra e já ouvi "clienta", "pacienta" e "doenta". Será que são "primas" da presidenta?

    ResponderExcluir
  49. SOCOOOORRRROOOOO,
    EU MORO NO RECIFE OU MORO EM RECIFE?
    a festa será no recife antigo ou em recife antigo? ressaltando que recife antigo é bairro aqui em RECIFE PE.
    Peço ajuda,qual é o certo?

    ResponderExcluir
  50. PROFESSOR SERGIO,QUAL O PLURAL DE ( POLICIA FEDERAL ).

    ResponderExcluir
  51. Professor, qual é o plural de redutor de velocidade?
    Redutores de velocidade ou redutor de velocidades?

    ResponderExcluir
  52. Professor, qual é o plural de redutor de velocidade?
    Redutores de velocidade, redutores de velocidades ou redutor de velocidades?

    ResponderExcluir
  53. Tenho medo que ele se acorde tarde.
    ou Tenho medo que ele acorde tarde.

    Meu amigo quer saber por que ele não pode usar o se da primeira frase?
    Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  54. para uma mulher como fica?
    ela é técnico em contabilidade ou ela é técnica em contabilidade?
    bj
    Sibelli

    ResponderExcluir
  55. Ocorre que faço um cursinho preparativo para concursos e lembro-me que numa determinada aula o professor corrigiu um colega, quando ele falou "tirar a pressão", e que o correto seria "aferir, verificar ou medir". Porém já vi algumas pessoas, inclusive médicos censurarem as pessoas que dizem "medir a pressão". No meu entendimento, o correto é "aferir, verificar ou medir", assim como disse o professor em sala de aula. Enfim, é correto dizer "medir a pressão"? Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Qual a sílaba tônica da palavra silenciou?

    ResponderExcluir